Dente do Siso - Tratamentos para evitar a dor
Tabu para muita gente, principalmente para pessoas que odeiam sentar na cadeira do dentista, a retirada do dente do siso evita problemas na arcada dentária, principalmente a inferior, em função da curva de erupção.
O que é o dente do siso ?
Dente do siso, também conhecido como dente do juízo por nascer geralmente entre os 17-20 anos de idade, é o terceiro molar. Há quatro dentes do siso, dois na arcada superior e dois na inferior, nos lados esquerdo e direito. Esses dentes são os últimos a nascer e estão localizados na parte posterior da arcada dentária.
Com que idade o dente do siso costuma nascer?
Geralmente os dentes do siso erupcionam quando a pessoa tem entre 17-20 anos de idade. Porém, não é incomum que o dente do siso nasça depois dos 20 anos.
Todos têm os dentes do siso?
Não, nem todo mundo tem os dentes do siso. Algumas pessoas têm os quatro dentes do siso, outras possuem três, dois, um ou nenhum.
Por que o dente do siso não nasce em algumas pessoas?
Em alguns casos o dente do siso não aparece por a pessoa não possuir sequer o germe dental desse dente. Geralmente quando o dente do siso não nasce é ou porque não há espaço na arcada dentária, ou porque ele está na posição horizontal.
3º Molar ou dente do siso
O que acontece se o dente do siso não erupcionar ou erupcionar parcialmente?
Caso não haja a erupção do dente do siso, esse pode ser reabsorvido pelos dentes vizinhos e causar transtornos dolorosos e possíveis degenerações, como cistos e tumores. A erupção parcial pode ocasionar gengivite, irritação local, abscessos na região, edema e dor.

Dente do siso incluso horizontalmente Dente so siso incluso

Cisto causado pelo dente do siso
Quando é recomendada e extração do dente do siso?
É recomendada e extração quando houver falta de espaço para a erupção do dente do siso, ou quando esse está na posição horizontal. Ainda pode ser recomendada a extração em casos de dor forte ou quando há erupção parcial.



FONTE: Colgate.com.br
Na semana passada um cliente procurou-me depois de adiar por várias vezes a retirada dos dentes do siso. Expliquei-lhe que agora a extração será seguida da colocação de aparelho fixo odontológico. Neste caso, adiar a extração do siso somente agravou o quadro dentário. Atualmente, não há motivos para temer a retirada do dente em razão da tecnologia empregada na radiografia bucal. Hoje podemos avaliar por meio de radiografias panorâmicas digitais e tomografias a posição exata do dente e sua relação anatômica com a passagem dos nervos, inclinação das raízes etc. Tudo isso já serve para minimizar os efeitos do procedimento e reduzir também consideravelmente o tempo de cirurgia. O momento ideal para remoção do siso é quando as raízes ainda não foram completamente formadas, pois isso vai evitar maior dificuldades durante o procedimento, como a quebra do dente em partes menores. Uma ajuda bem-vinda para lidar com o medo de dentista é um recurso adicional para atenuar as dores da extração: o uso da anestesia. Para esse procedimento cirúrgico pode-se usar, além da anestesia convencional, a sedação consciente nos pacientes muito ansiosos, ou que têm muito medo da cirurgia. Ainda, mesmo com uma cirurgia tranquila, o paciente deve seguir as instruções de repouso, gelo, alimentação leve, cuidado com higienização e tomar a medicação adequada. Portanto, marque agora mesmo uma consulta e verifique como estão os seus sisos!
As técnicas cirúrgicas para remoção do dente de siso evoluíram muito e não existe mais motivo para evitar a extração. O paciente não pode - e não deve - sofrer nem antes, nem durante nem depois da remoção do dente de siso.
