Dúvida de muitos pais, assunto de vários e-mails. E, agora, tema deste post. É muito comum ver pais preocupados com o início da troca dos dentes, especialmente quando as coisas saem um pouquinho fora do esperado. O caso em questão é o seguinte: dentinhos de leite (incisivos inferiores – os dentinhos da frente) ainda estão presentes na boca e os permanentes já vêm “apontando” bem ali, logo atrás. E agora? Tem que arrancar os de leite? Pode esperar? Mas o dente não vai nascer torto?
Para erupcionar, os dentes permanentes precisam reabsorver as raízes dos dentes de leite. Por isso é que os dentinhos ficam moles e caem, dando lugar aos seus sucessores.
Quando estão se formando dentro do osso, os dentes permanentes ficam bem pertinho das raízes dos dentes de leite e em uma posição um pouco mais posterior. Ou seja: eles se formam um pouquinho atrás dos dentes de leite. Durante o processo de erupção, eles usam a raiz dos dentes de leite como guia e vão tomando sua posição correta.
 |
Modelo em acrílico mostrando o dente permanente
se formando atrás do dente de leite (seta vermelha). |
Entretanto, pode ser que esses dentes simplesmente irrompam na boca sem alterar muito a sua posição, promovendo uma reabsorção total ou parcial das raízes dos dentes de leite e aparecendo atrás dos mesmos.
E aí, o que fazer?
O mais indicado, claro, é
procurar a orientação do dentista. Se os dentes de leite estiverem com mobilidade (o que acentece na maioria dos casos), prefiro aguardar a esfoliação natural deles. Até mesmo a criança pode extraí-los com a ajuda do papai e da mamãe, já imaginando a visita da fada dos dentes
.
Por outro lado, se os dentes decíduos estiverem com pouca mobilidade, prefiro acompanhar radiograficamente. Se percebermos que ele terá dificuldade em esfoliar, então a extração no consultório está indicada.
Mas e os permanentes, vão ficar fora do lugar?
Havendo espaço suficiente, o próprio movimento de erupção, associado aos movimentos naturais da língua durante a fala e a mastigação, se encarregam de “empurrar” esses dentes para o lugar correto.
Portanto, papais e mamães, não se preocupem. Na dúvida, corra ao dentista para que ele possa passar as orientações para o caso do seu filhote!