Os especialistas: Cirurgião e traumatologista BucoMaxiloFacial
O Buco, também é conhecido como Cirurgião e Traumatologista Buco Maxilo Facial. A primeira grande tarefa do Buco é fazer o paciente saber como chamar. Já viram como o paciente chama? O Muco, o boca-maxilo, o bruto maquiçilo(esse eu adoro), o buxilofacial, o Bruno Marcílio e mais comum e erroneamente, o médico.
Gente, Buco é DENTISTA. Não interessa se ele atende dentro do hospital, no centro cirúrgico e cheio de enfermeiro e anestesista em volta. Cirurgia de face é com ele. Segundo a Wikipedia, “envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e o supercílio de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasal, de trás para diante.” Entenda: Tá no rosto e não é cerebral, nem craniano, nem oftálmico-otorrino, é do buco.
Então, é assim: O Buco é o cara mais sanguinário da Odontologia. Redução de fraturas, acidentes com fratura facial, cirurgias ortognáticas, remoção de patologias e cirurgias orais maiores são a diversão dos caras. É claro que, como dentista não pode deixar de dar aquela trolladinha básica, é pra onde a maioria dos colegas encaminha os sisos (e outros dentes inclusos). Ou aqueles cistos meio cabulosos, tipo dentígeros, mas que tomam parte ou toda a mandíbula e rola aquele cagaço de tentar fazer e dar errado…
Dia desses, numa daquelas noites de plantão noturno, no alojamento da medicina (só tinha um alojamento no hospital todo), ouvi uma piadinha dos internos a respeito dos bucos, parecida com aquela dos arquitetos: “O Buco é o cara que não foi macho o suficiente pra ser médico e nem boiola o suficiente pra ser enfermeiro…” Claro que na hora eu quis levantar e responder, mas duas coisas: 1. Eu tava com MUITO sono, e 2. O sono ia me impedir de elaborar um argumento decente. Mas é lógico que é uma piadinha cretina, preconceituosa e babaca e de tantas formas diferentes que não adiantaria muito retrucar na hora. E porque infelizmente o dentista ainda é relegado à subcategoria na área médica, seja ele Buco, orto, implanto… Enfim. Falta união pra valorização da classe, e isso é assunto pra outro texto em outra situação.
Você pode não curtit cirurgia e traumatologia buco maxilo facial. Mas peço para que, se por caso algum dia, você se deparar com sua filha fazendo cafuné na cabeça remendada do namorado motoqueiro, não amaldiçoe os bucos por terem “consertado” o rapaz. Pra eles, foram só os ossos do ofício. Literalmente.