Perguntas dos leitores
Implantes dentários são contra-indicados quando há diabetes ou hipertensão?
Desde que este paciente faça controle desta condição e esteja compensado, ele pode ser tratado como um paciente normal e receber seus implantes dentários, restabelecendo uma condição de saúde bucal. Esta condição é avaliada na consulta, através da aferição da pressão arterial e solicitação de exames de sangue (glicemia) para verificação da diabetes.
Se o osso estiver fino ou muito baixo não dá para colocar o implante dentário?
Nestes casos de implantes dentários são necessárias reconstruções do osso perdido por meio de enxertos. Estes podem ser autógenos (retirado do próprio paciente, da região do queixo ou da parte posterior da manbíbula); enxertos homógenos, que são ossos congelados provenientes de um banco de ossos onde são processados com o máximo de biossegurnça, ou xenógenos, que são derivados de matriz óssea bovina.
Quanto tempo demora o tratamento com implantes dentários?
O tratamento com implantes dentários completo na grande maioria das vezes envolve duas etapas diferentes para reposição dos dentes: a etapa cirúrgica, quando são instalados os implantes dentários, e a etapa protética, quando é elaborada e colocada a prótese dentária. O tempo de espera entre uma etapa e outra pode ser de até 6 meses, ou alguns dias dependendo do caso.
