O que causa a recessão gengival?
Recessão ou retração gengival é um deslocamento da gengiva que acaba expondo a raiz do dente. Quem tem sabe que incomoda bastante… principalmente quando ingerimos bebidas geladas ou pegamos um “arzinho” nos dias mais frios.

Recessão gengival
A consequência imediata da recessão gengival é a exposição das raízes dos dentes, que ficam em parte sem a proteção da gengiva sobre elas. Os principais fatores que causam a recessão gengival são:
-
Escovação dentária com força exagerada: muita gente não sabe, mas escovar os dentes não é uma questão de força, mas de técnica. Ou seja, se você fizer errado e ainda por cima “exagerar no entusiasmo”, o resultado acaba sendo pior: além de não limpar, há chance de ocorrer retração gengival.
. -
Doença periodontal: quando a placa bacteriana (aquele “áspero” que fica sobre os dentes depois que a gente come) permanece sobre os nossos dentes por muito tempo, pode levar a uma gengivite, que é a inflamação da gengiva. A gengivite pode ser a primeira fase da periodontite, quando os tecidos de suporte dos dentes começam a ser afetados. A doença periodontal pode causar recessões gengivais, pois ela destroi o osso que segura os dentes. E a gengiva, que cobre o osso, acompanha o novo formato ósseo. É muito comum depois de um tratamento periodontal (raspagem de tártaro) os pacientes reclamarem que os dentes parecem estar “mais compridos”. Não é que eles estejam… apenas as raízes dos dentes, que deveriam estar escondidas embaixo da gengiva, agora aparecem na boca.
. -
Trauma oclusal: acontece quando os dentes de arcos opostos não batem direito. Não que eles sejam “lelés da cuca” ou alguma coisa assim
… a questão é que, na hora que você morde, os dentes batem de forma que um dente só recebe muita carga. Por isso é que não dá pra deixar aquela restauração alta achando que é assim mesmo e ela vai desgastar sozinha. Dentes mal posicionados também podem sofrer trauma oclusal, levando à recessão gengival.
. -
Movimentação ortodôntica: e por falar em dentes mal posicionados, o tratamento com aparelho dentario pode levar à retração gengival local ou generalizada, principalmente se a espessura do osso que cobre os dentes for muito fina.
. - Idade: pode haver recessão gengival generalizada com o passar dos anos, essa sendo considerada normal. Algumas pessoas são mais susceptíveis que outras, sendo que a retração pode avançar em certas épocas e permanecer estável em outras.
Como eu disse, a exposição das raízes dos dentes pode causar muita sensibilidade, principalmente na presença de baixas temperaturas ou quando ingerimos alimentos e bebidas doces. Ainda, raízes expostas são mais vulneráveis às cáries do que as coroas dos dentes, já que essas últimas contam com a proteção do esmalte, tecido que não existe nas raízes. Para diminuir a sensibilidade, o dentista pode aplicar alguns produtos dessensibilizantes diretamente nas raízes expostas e também prescrever bochechos com flúor. Existem pastas específicas para dentes sensíveis, como a Sensodine e a Colgate Sensitive, que também podem ajudar.
E quando um dente sofre retração gengival, tem como corrigir? Sim, mas apenas cirurgicamente, através de um procedimento chamado recobrimento radicular. Porém, o sucesso dessa cirurgia é incerto e depende, também, da remoção das causas da recessão. O recobrimento radicular consiste em remover tecido de um outro local (o céu da boca, geralmente) e colocá-lo sobre a raiz que ficou exposta.
