O que é Cirurgia Bucomaxilofacial
Saiba o que é
Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia - Resolução: CFO - 185/93.
Art. 41. Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas crânio-faciais associadas.
Art 42. As áreas de competência para atuação do especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais incluem:
a) Implantes, enxertos, transplantes e reimplantes;
b) biópsias;
c) cirurgia com finalidade protética;
d) cirurgia com finalidade ortodôntica
e) cirurgia ortognática; e,
f) tratamento cirúrgico de cistos, afecções radiculares e periradiculares; doenças das glândulas salivares; doenças da articulação têmporo-mandibular; lesões de origem traumática na área bucomaxilofacial; malformações congênitas ou adquiridas dos maxilares e da mandíbula; tumores benignos da cavidade bucal; tumores malignos da cavidade bucal, quando o especialista deverá atuar integrado em equipe de oncologista; e, de distúrbio neurológico, com manisfestação maxilo-facial, em colaboração com neurologista ou neurocirurgião.
Dentes do Siso, inclusos, retidos, impactados
Os dentes chamados inclusos, são aqueles dentes que não tiveram espaço para nascer devido a reduzida quantidade óssea verificada atualmente em pacientes jovens, que alguns autores atribuem à qualidade da alimentação, demandando menos esforço mastigatório, contribuindo para uma atrofia do esqueleto facial.

É indicada, principalmente quando estes dentes ao se desenvolverem, forçam outros dentes fazendo com que fiquem mal posicionados na boca, levando a má oclusão dentária ou o chamado apinhamento dentário, que pode levar a dores faciais, de cabeça ou mesmo desconfortos mastigatórios.
A remoção destes dentes se faz necessária, pois se permanecerem, podem no futuro causar Nevralgias que são dores por pressão nos nervos dentários. Podem em muitos casos desenvolverem-se tumores que, por serem sem sintomatologia, atingem grandes proporções e causam destruição do osso envolvido.
Esta cirurgia é simples e sem maiores complicações. É feita em consultório e sob anestesia local. O paciente inicialmente faz uma consulta inicial onde é instruído a tomar uma medicação pré-cirúrgica para prevenir a dor, e em seguida marcada a cirurgia que dura em média de trinta a quarenta minutos. Após esta sessão o paciente vai para casa de posse de instruções pós operatórias para orienta-lo quanto a sua alimentação e cuidados. Após oito dias o paciente retorna para a remoção dos pontos e revisão da cirurgia.
