As Próteses Dentárias podem ser classificadas entre Próteses Dentárias Remóviveis e Próteses Dentárias Fixas.
Próteses Dentárias Totais são próteses utilizadas quanto não há dentição alguma e toda a função mastigatória tem de ser reposta substituindo todos os dentes da boca do paciente.
As móveis podem ser retiradas no dia-a-dia e são mais simples de higienizar e se aplicam entre os diversos suportes acima citados.
Próteses Dentárias sobre Implantes podem ser Próteses Dentárias Unitárias (um dente), Próteses Dentárias Fixas (dois ou mais dentes), Prótese Dentária “tipo protocolo” na qual o paciente chega no consultório e em até 72 horas e sai com uma prótese dentária fixa total, devolvendo a estética, fonética e principalmente a função.
Próteses Dentárias Unitárias são próteses que substituem apenas um dente.
Estas próteses são fixadas após a realização dos implantes dentários aplicados na mandíbula e maxilar do paciente. Próteses Dentárias sobre implantes são limpas através da escovação dentária e algumas não permitem o uso de fio dental.
Overdenture ou Sobredentadura é o tipo de prótese em que uma dentadura é apoiada sobre dois ou mais implantes e retirada pelo paciente para higienização.